segunda-feira, 30 de julho de 2018

Cozido à portuguesa

O Cozido à Portuguesa é, possivelmente, o prato tradicional português mais famoso. É composto por um conjunto de diferentes tipos de carne, vegetais e enchidos cozidos.
A sua origem está envolta em alguma controvérsia. Há quem diga que este prato surgiu como consequência das necessidades económicas da população. Como não havia muitos meios de subsistência, a solução para muitas refeições era aproveitar as sobras das anteriores. Essas sobras eram colocadas em panelas de ferro, a cozer na lareira, até se apurar uma refeição energética e capaz de aquecer nos dias frios de inverno.
A receita desta iguaria portuguesa varia consoante a região do país. Relativamente aos vegetais cozidos, podem ser usados batata, couve, cenoura, nabo, feijão ou grão e arroz; quanto às carnes podem ser utilizadas orelha e chispe de porco, carne de bovino, toucinho, entrecosto e entremeada de porco e frango; quanto aos enchidos podem ser incluídos chouriço de carne e de sangue, morcela, farinheira, salpicão...
Apesar da variedade de opções usadas nas diferentes regiões do país, tornou-se famoso, nas últimas décadas, o cozido à portuguesa do Canal Caveira, no concelho de Grândola. Antes da construção da A2 (Auto-estrada do Sul), este local era ponto de paragem obrigatório para experimentar o saboroso cozido do Canal Caveira.
Os restaurantes do Canal Caveira têm sofrido os efeitos da crise, mas é o cozido à portuguesa que continua a levar ali pessoas de todo o país. Elas bem sabem ao que vão. Nos restaurantes do Canal Caveira, os clientes não se perdem na ementa: ali, os pedidos vão todos dar ao mesmo, ao cozido.
A fama deste cozido à portuguesa vem do tempo em que uma viagem de Lisboa até ao Algarve demorava cinco horas.
Agora, há quem venha de longe e há quem poupe nas portagens da auto-estrada para gastar no almoço. Fica a ganhar esta pequena aldeia de Grândola, que se resume a uma rua e muitos restaurantes e que se tornou a capital do cozido à portuguesa.

Ler mais:
https://asenhoradomonte.com/2016/07/15/historia-do-cozido-a-portuguesa/
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/videos/canal-caveira-e-capital-do-cozido-a-portuguesa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Castelo da Dona Chica