O menir de Aspradantes, ou menir do Padrão, faz parte de um conjunto de 15 menires que constituiriam um expressivo recinto megalítico (vulgo “cromeleque”), em parte destruído pela construção da estrada 1257, que partindo da Raposeira conduz à Praia da Ingrina. Constituindo uma das maiores concentrações de menires de todo o Algarve, criteriosamente espalhados pelas cristas de algumas elevações do terreno, alguns dos monólitos apresentam vestígios de decoração.
Alvo de trabalhos de escavação em 1984 e 1988, dirigidos por Mário Varela Gomes, o “Menir do Padrão” apresenta-se naquelas paisagens como o mais representativo e melhor conservado exemplar identificado.
Monólioto erecto, talhado em calcário branco da região, com forma sub-cilíndrica. Mede 2m de altura, acima do solo, e 1.25m x 0.63m, segundo dois eixos ortogonais, na sua maior espessura (volume proximal). Oferece extensas fracturas no volume mesial e distal, assim como tem uma extremidade amputada.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público pelo IPPAR desde 1992.
Ler mais:
https://vila-do-bispo-arqueologica.blogspot.pt/2013/11/menir-do-padrao-raposeira_15.html
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/69680
http://arqueologia.patrimoniocultural.pt/index.php?sid=sitios.resultados&subsid=54101
Sem comentários:
Enviar um comentário