sexta-feira, 9 de março de 2018

Citânia de Briteiros


A citânia de Briteiros é um sítio arqueológico da Idade do Ferro, situado no alto do monte de São Romão, na freguesia de Salvador de Briteiros, concelho de Guimarães. As ruínas que aqui se encontram, de construções defensivas, habitações, etc., deixam-nos imaginar o que foi a vida de uma das maiores povoações proto-históricas conhecidas e escavadas no norte de Portugal.
Trata-se de um sítio arqueológico da Idade do Ferro, que permaneceu ocupada à época da invasão romana da Península Ibérica.
A influência da romanização neste povoado, no século I a.C., é evidenciada em numerosos vestígios, tais como inscrições latinas, moedas da Repúblicae do Império, fragmentos de cerâmica importada (terra de sigillata), vidros, e outros.
Esta citânia deve ter sido definitivamente abandonada no século III.

À semelhança da Citânia de Sanfins, este povoado terá constituído uma das faces visíveis de um processo que implicou a substituição de pequenas unidades populacionais (talvez dos denominados "castros agrícolas"), por agrupamentos bastante mais significativos.
O espólio arqueológico destas ruínas encontra-se exposto, em Guimarães, no Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento.

Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74371/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cit%C3%A2nia_de_Briteiros
http://www.guimaraesturismo.com/pages/154?geo_article_id=119

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila