sexta-feira, 23 de março de 2018

Estação ferroviária do Rossio


Situada entre a Praça do Rossio e a Praça dos Restaurados, esta estação é uma emblemática obra Neo-manuelina, construída em 1886/87, destinada a ligar Lisboa à Linha de Sintra.

A deslumbrante fachada neo-manuelina da Estação do Rossio é uma excepcional obra de arquitectura desenhada por José Luís Monteiro. Oito portadas em ferro forjado vermelhas combinam com as nove janelas de ferradura e a torre de relógio trabalhada localizada no topo central da fachada. Inaugurada em 1890, a recente renovação levada a cabo pelos arquitectos Broadway Malyan permite aos passageiros do comboio fazer ligação à estação de metro dos Restauradores.
A estação traz passageiros vindos de Sintra sendo os últimos 2,6 km um túnel que foi considerado uma das mais importantes obras de engenharia do século XIX. A estação é fora do vulgar porque as plataformas estão 30m acima da entrada e são acedidas por escadas rolantes. O comboio suburbano vai até a vila turística de Sintra via Queluz. Saem da estação vários comboios por hora em direcção a Sintra numa viagem que demora menos de uma hora.

Ler mais:
http://www.portugal-live.com/pt/portugal/lisboa/estacao-rossio.html
https://www.guiadacidade.pt/pt/poi-estacao-do-rossio-16421
https://www.dn.pt/artes/interior/ha-muito-para-ver-na-estacao-do-rossio-para-alem-do-d-sebastiao-5176039.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila