As Fisgas de Ermelo constituem o local mais emblemático da área protegida Parque Natural do Alvão.
São uma das maiores quedas de água da Europa, com um desnível de cerca de 400 metros, assentes em rochas quartzíticas com aproximadamente 480 milhões de anos. Foi a fracturação destas rochas duras que permitiu que o Rio Olo nelas se tenha “enfisgado”, dando origem ao nome popular pelo qual é conhecida a mais bela cascata do território continental português.
É um local que possui um elevado valor científico, didáctico e patrimonial, tendo associada uma notável vocação turística, na vertente Turismo de Natureza. A presença de marcas fósseis nestas rochas, deixadas por organismos marinhos já extintos, podem também ser vistas como uma espécie de “ilustração” de tempos distantes, em que a vida só existia no mar, por contraponto à biodiversidade excepcional conhecida actualmente nesta área protegida.
A beleza singular e selvagem das Fisgas de Ermelo atrai dezenas de milhares de visitantes todos os anos. Quer a montante quer a jusante das quedas de água, é possível encontrar lagoas naturais, de águas puras e cristalinas, denominadas “piocas”, que convidam a banhos refrescantes.
Ler mais:
http://municipio.mondimdebasto.pt/index.php/turismo/descubra/para-visitar/7-menu-turismo/menu-turismo/936-fisgas-de-ermelo.html
Sem comentários:
Enviar um comentário