A Igreja de Santa Maria, em Vouzela, é também conhecida por Igreja de Nossa Senhora da Assunção, a quem o templo é dedicado.
Campanário frente à fachada principal |
A igreja, de planta rectangular, composta pela justaposição dos volumes da nave e da cabeceira, é precedida pela estrutura da torre campanário, com sineira dupla, edificada no século XVII. Apresenta fachada de composição simples, antecedida por conjunto de degraus e rasgada por portal em arco quebrado assente sobre colunelos, sobre o qual foi aberta uma rosácea. As cornijas das fachadas laterais são sustentadas por um conjunto de modilhões, zoomórficos, fitomórficos e geométricos, considerado a uma das mais interessantes cachorradas historiadas tributárias da arte do período.
No interior, é de referência a Capela do Santíssimo Sacramento, espaço devocional mandado construir por Afonso Lopes de Almeida nos finais do século XV, que seria concluída em 1513 por seu filho, Fernão Lopes de Almeida, que aí se fez sepultar, juntamente com sua mulher.
A capela-mor do templo foi redecorada no século XVIII, recebendo um grande retábulo joanino, de talha dourada e policromada, que forma um harmonioso conjunto com a abóbada de berço em madeira, dividida em vinte caixotões dourados e policromados decorados com símbolos marianos.
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71217/
https://www.visitarportugal.pt/distritos/d-viseu/c-vouzela/vouzela/igreja-matriz
Sem comentários:
Enviar um comentário