O Jardim Zoológico de Lisboa localiza-se em Sete Rios, em Lisboa. Actualmente reúne um conjunto representativo de todo o planeta, com cerca de 2000 animais de 332 espécies diferentes, assim divididos: 114 mamíferos, 157 aves, 56 répteis, 5 anfíbios e uma colecção de artrópodes.
Inaugurado em 1884, as suas primitivas instalações foram no Parque de São Sebastião da Pedreira, vindo a serem transferidas em 1894 para os terrenos de Palhavã, no terreno onde hoje se situa a Fundação Calouste Gulbenkian. Mais tarde, em 1905, o Jardim Zoológico foi transferido para a sua actual localização, na Quinta das Laranjeiras, em Sete Rios.
Em 1992 com a intensificação das relações internacionais o zoológico passou a fazer parte da Associação Europeia de Zoológicos e Aquários (EAZA) e participou no "International Species Information System" (ISIS) cujo programa informativo consistia numa base de dados de todos os animais em cativeiro do mundo.
Para além dos recintos onde vivem os animais, o Zoo possui várias outras atracções, tais como o Teleférico, a Baía dos Golfinhos, o Reptilário, o Parque Arco-Íris, o Bosque Encantado, entre outras.
O Jardim Zoológico colabora com diversas instituições, universidades e escolas nacionais e internacionais, no âmbito académico das mais diversas áreas como é o caso da biologia, etologia e medicina veterinária. E participa activamente em projectos de investigação científica.
Ler mais:
https://www.zoo.pt/site/conservacao.php?contentid=47
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_Zool%C3%B3gico_de_Lisboa
Sem comentários:
Enviar um comentário