sexta-feira, 23 de março de 2018

Ponte romana de Vila Formosa



Situada sobre a ribeira de Seda, próxima da localidade com o mesmo nome e de Vila Formosa, no concelho de Alter do Chão, a ponte esteve, até há pouco anos, afecta à rede rodoviária nacional, servindo de travessia à EN 369.

Constitui um excepcional exemplar de arquitectura civil alto-imperial. Fazia parte da via romana que passava por Abelterium que ligava Olisipo, Lisboa, à capital da província romana da Lusitânia Augusta Emerita (Mérida).
Cronologicamente, esta obra situa-se entre os séculos I e II d. C., e a sua planificação revela grande qualidade, quer em termos de solução de engenharia, quer ainda pela sua beleza artística. Com efeito, a sólida ponte está construída em robusta cantaria aparelhada e almofadada, revelando um simétrico equilíbrio e uma indesmentível beleza entre as suas várias partes. Estruturalmente, ela é composta por seis arcos de volta perfeita com 33 aduelas - todos iguais entre si e registando um diâmetro por arco de 8,95 metros -, alternando com cinco olhais porticados. O comprimento total do seu tabuleiro alcança cerca de 117 metros, atingindo a sua altura máxima 8,40 metros, medida entre as guardas de pedra e a superfície do leito da ribeira.
Encontra-se classificada como Monumento Nacional pelo Decreto de 16 de junho de 1910, publicado no D.G. nº 136, de 23 de junho de 1910. Actualmente, funciona apenas como ponte pedonal.


Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70180/
http://www.cm-alter-chao.pt/pt/turismo/nucleos-historicos/ponte-romana-de-vila-formosa
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_de_Vila_Formosa
http://www.memoriaportuguesa.pt/ponte-romana-de-vila-formosa


Sem comentários:

Enviar um comentário

Castelo da Dona Chica