Junto à pequena aldeia piscatória da Carrasqueira o engenho popular toma forma e com alguma criatividade desvenda uma solução curiosa para resolver o problema do acesso aos barcos durante a maré baixa – o cais palafítico.
As margens baixas e lamacentas do Sado impossibilitam o acesso às embarcações sempre que a água teima em não chegar a terra. Como resposta, a comunidade em franca necessidade, construiu um cais em madeira, cujos múltiplos braços penetram em ziguezague pelo sapal, formando por um lado, uma vasta área de atracação de barcos e por outro, um passadiço por onde podem circular facilmente redes, apetrechos e pescado.
Obra-prima da arquitectura popular, o cais palafítico da Carrasqueira, único da Europa, é construído em estacas de madeira irregulares aparentemente frágeis das décadas de 1950 e 1960, que servem de embarcadouro aos barcos de pesca que ali acostam. Ora estão enterradas no lodo, ora na água, segundo as marés.
Integrada na reserva natural do Estuário do Sado, a aldeia ribeirinha conserva uma impressionante rede de estacaria que se estende centenas de metros pelos esteiros lamacentos do rio Sado.
Ao longo dos diversos cais erguem-se pequenas casas construídas em madeira, que servem de arrecadações.
O cais continua a cumprir a missão para que foi construído: permitir o acesso dos pescadores aos barcos, mesmo durante a baixa-mar.
Ler mais:
http://www.cm-alcacerdosal.pt/pt/municipio/concelho/patrimonio/patrimonio-arquitetonico/patrimonio-arquitetonico-civil/cais-palafitico-da-carrasqueira/
http://www.herdadedacomporta.pt/pt/experiencias/porto-palafitico/
http://www.omelhorblogdomundo.pt/cais-palafitico-da-carrasqueira-um-128008
http://www.fotoviajar.com/portugal-destinos/porto-pesca-palafita-carrasqueira-alentejo-portugal
http://mycherrylipsblog.com/cais-palafitico-da-carrasqueira-374809
Sem comentários:
Enviar um comentário