O Palácio de São Bento é a atual sede da Assembleia da República ou Parlamento Português.
É neste local que os políticos elegidos definem o futuro do país durante quatro anos consecutivos.
Em 1834 (ano da extinção das ordens religiosas), o edifício deixou de ser o convento beneditino, passando a estar albergado o arquivo nacional da Torre do Tombo. Ao longo dos séculos XIX e XX o Palácio de São Bento foi alvo de uma série de grandes obras de remodelação, exteriores e interiores, tornando o atual palácio muito diferente do original mosteiro. No sec. XIX funcionaram aí as Cortes do Reino.
A mais profunda remodelação (da responsabilidade de Ventura Terra) iniciou-se em 1895, tendo durado aproximadamente 50 anos, após um incêndio que destruiu a Câmara dos Deputados. Não só é construída a nova Câmara dos Deputados (inaugurada em 1903), como a sua antecâmara, a Sala dos Passos Perdidos, a biblioteca parlamentar e o Salão Nobre. Em 1936 a escadaria monumental foi acrescentada por António Lino e concluída por Cristino da Silva. O antigo convento, de feição maneirista e barroca, tem um corpo central com arcadas ao nível térreo, e sobre estas a galeria com colunata, encimada por frontão triangular decorado com estuques.
A fachada do palácio emoldura o estilo neoclássico e o interior é igualmente grandioso, repleto de alas e de obras de arte de diferentes épocas da história de Portugal.
Anexado a este palácio está a Residência Oficial do Primeiro-Ministro, um pequeno palacete construído mais tarde.
Ler mais:
http://www.parlamento.pt/VisitaParlamentohttp://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70140
https://pt.wikipedia.org/wiki/Palácio_de_São_Bento
http://www.historiadeportugal.info/palacio-de-sao-bento/
https://paixaoporlisboa.blogs.sapo.pt/mosteiro-de-sao-bento-da-saude-palacio-6476
Sem comentários:
Enviar um comentário