quinta-feira, 5 de abril de 2018

Praça do Giraldo

A Praça do Giraldo é a principal "sala de visitas" da cidade de Évora. A sua denominação é uma homenagem a uma figura lendária da época da reconquista, no século XII, o cavaleiro Geraldo Geraldes que figura, montado a cavalo, no brasão da cidade. Terá sido ele, em 1167, a conquistar Évora aos mouros e, devido a esse feito, D. Afonso Henriques tê-lo-á nomeado alcaide da cidade e fronteiro-mor do Alentejo.
A Praça do Giraldo encontra-se no Centro Urbano da cidade de Évora. A sua monumental fonte é a principal atracção para todos os visitantes que chegam à cidade.
Depois da cidade de Évora estar na posse da coroa portuguesa, o património constituído por esculturas e um arco do triunfo foram mandados destruir para então edificar a fonte que agora permanece um dos centros de atenções dos eborenses e dos turistas na Praça do Giraldo.
Igualmente localizada nesta praça, encontra-se a Igreja de Santo Antão, mandada construir também por D. Henrique. Ela foi a razão por que se destruíram os monumentos circundantes da Praça do Giraldo, pois estes tapavam a vista da igreja.
Quanto à própria Praça do Giraldo, a antiga Praça Grande de Évora, foi considerada como Monumento Nacional em 1910. O seu chão é constituído por calçada portuguesa. Do lado oposto à fonte pode encontrar a actual Agência do Banco de Portugal, antigamente com ligações à Inquisição e que apresenta uma imponente fachada.
Por baixo das arcadas, que todos procuram pela sua arquitectura e pela sombra que dão, pode-se encontrar o mais variado comércio e dois pontos essenciais a visitar: o famoso Café Arcada e a Papelaria Nazaré, a mais antiga de Évora.
                             Fonte: http://www.visitevora.net/praca-do-giraldo/
Ler mais:
https://evoracapitalentejana.wordpress.com/evora/praca-do-giraldo/
http://www.cm-evora.pt/pt/Evoraturismo/Visitar/Paginas/Fonte-da-Praca-do-Giraldo.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Castelo da Dona Chica