terça-feira, 8 de maio de 2018

Jardim da Manga

O Claustro da Manga, ou Jardim da Manga como é actualmente mais conhecido, é um monumento único que simboliza a fonte da vida eterna com Deus e que é, por isso, uma das mais importantes Fons Vitae na Europa e uma pérola da arquitectura renascentista em Portugal.

Situado na baixa de Coimbra, foi construído na década de 30 do século XVI. Nessa altura, o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra era constituído por um vasto conjunto de construções de apoio aos monges de Santo Agostinho.

Frei Brás de Barros, também conhecido como Frei Brás de Braga, foi prior do Mosteiro de Santa Cruz entre 1527 e 1544, procedendo a uma profunda reforma da Ordem, do mosteiro e da cidade. 
Foi neste sentido que, no dia 7 de setembro de 1533, assinou um contrato com três pedreiros de Coimbra, de nomes Pêro de Évora, Diogo Fernandes e Fernão Luís, encomendando a construção, no chamado Claustro da Enfermaria, de uns tanques rectangulares e uns edifícios de planta circular, semelhantes a torreões. Esta obra, que hoje conhecemos como Jardim da Manga, é uma das pérolas da arquitectura renascentista em Portugal. Apesar de muito alterada e muito mal tratada pelas autoridades responsáveis, conserva a sua beleza, exibindo o seu carácter erudito.
O Jardim do Claustro da Manga, com cerca de 1400m2, desenvolve-se em torno de dois eixos centrados no templete sobrelevado, envolvido por um tanque cruciforme que acentua a divisão quaternária do espaço. Oito colunas clássicas de pedra de Ançã suportam a cúpula encimada por um lanternim, protegendo a taça circular onde jorra um repuxo. Liga-se por arcobotantes e pequenas pontes radiais, em tempos levadiças, a quatro oratórios ou eremitérios cilíndricos, enquadrados por canteiros simétricos, delineados por buxo e pontuados por laranjeiras. Nesta obra da Renascença, marcada pela coerência concetual que remete para a Fons Vitae e pelo simbolismo desvelado em torno da moralização dos religiosos, reconhecem-se alegorias aos muitos vícios em gárgulas e guardiães.

Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/69815
https://clubepatrimonio.blogs.sapo.pt/jardim-da-manga-47560
http://www.portugalnotavel.com/jardim-ou-claustro-da-manga-coimbra/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jardim_da_Manga

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila