Situado no centro da vila de Mourão, é uma casa de cariz marcadamente regional, com talhas de barro e bancos de madeira, num ambiente castiço. Da decoração fazem ainda parte vários móveis da família e uma extensa colecção de rádios antigos.
A adega é propriedade de um alentejano de Mourão que recuperou o espaço que está na família há décadas mantendo tudo o que é original: as pipas onde se guardava o vinho, o chão irregular de xisto, as paredes com dezenas de palmos de espessura e uma colecção invejável de rádios antigos. À entrada, ficou o balcão onde os homens de Mourão se continuam a reunir para beber um copo entre amigos. Mais para dentro, foram colocadas umas mesas rústicas para servir almoços e jantares, ao lado de umas cadeiras duras e de uns bancos corridos.
Na ementa encontram-se excelentes propostas regionais que começam no queijo fresco de ovelha e nos ovos mexidos com espargos bravos. Continue-se esta viagem gastronómica pela gastronomia alentejana com uma sopa de cação, ou com um cozido de grão com carnes e enchidos de porco. Termine-se com uma encharcada ou com um bolo rançoso, ou no verão, com um genuíno gelado de morango. O vinho que é servido é feito nos grandes potes de barro que existem espalhados pelas várias salas.
O serviço é simpático e informal.
Ler mais:
http://boacamaboamesa.expresso.sapo.pt/guia/adega-velha-2
http://www.casalmisterio.com/adega-velha-o-melhor-restaurante-para-164351
https://lifecooler.com/artigo/comer/restaurante-adega-velha/332210
Sem comentários:
Enviar um comentário