Descoberta em 1932 por David Almiro do Vale na margem direita do ribeiro do Carvalhal, a cerca de três quilómetros da aldeia que lhe deu nome, a "Estação de Arte Rupestre de Molelinhos" (mais conhecida localmente por "Arquinha da Moura") é composta de seis painéis gravados ao longo de aproximadamente quinhentos metros quadrados de afloramento xistos.
Tem gravuras executadas com três técnicas diferentes de execução: incisão, abrasão (gravuras filiformes) e picotagem. Existe uma grande quantidade de gravuras representando armas, o que faz apontar para um adatação das gravuras entre o final da Idade do Bronze e o início da II Idade do Ferro.
Os elementos presentes nos painéis foram obtidos mediante a utilização de três técnicas diferentes de gravação: incisão, abrasão (gravuras filiformes) e picotagem, esta última menos representada, quando comparada às duas primeiras.
Quanto aos elementos gravados, propriamente ditos, destacam-se as representações de armas e outros utensílios proto-históricos, como lanças, lâminas, punhais, setas e foices, uma característica que enquadrará a estação numa cronologia balizada entre a Idade do Bronze Final e o início da II Idade do Ferro. Aparte esta singularidade, foram de igual modo representados antropomorfos, podomorfos, juntamente a elementos ziguezagueantes, circulares, triangulares, ramiformes e reticulares, aparentemente convergindo para um ponto central. É, no entanto, a rocha maior, com cerca de oito metros de comprimento por três metros de largura, a que exibe uma maior concentração de gravuras.
O acesso faz-se pela EM n.º 610 (Molelinhos - Vale do Porco), tomando-se um caminho florestal, à direita, imediatamente antes de atravessar uma pequena ponte sobre o rio Criz, a cerca de 2Km de Molelinhos. O caminho atravessa uma área de eucaliptal, com cerca de 1,300Km, até chegar à encosta do vale onde se implanta a estação.
O local está classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público, por decreto n.º 26-A/92, DR, 1ª Série-B, nº 126, de 01-06-1992.
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74967
http://arqueologia.patrimoniocultural.pt/?sid=sitios.resultados&subsid=56083
http://www.cm-tondela.pt/index.php/tondela/patrimonio-cultural/noticias/item/2084-estacao-de-arte-rupestre-de-molelinhos-requalificacao
Sem comentários:
Enviar um comentário