quinta-feira, 21 de junho de 2018

Pelourinho da Vila

O pelourinho de Celorico de Basto está colocado numa praceta no centro da vila, junto ao antigo edifício da Câmara Municipal, onde actualmente funciona a Casa do Agricultor.
Pelourinho do Séc. XVIII. Possui plataforma quadrada de três degraus, onde assenta base quadrada, com placa com inscrição, na face oeste. A coluna é de secção circular, com fuste estriado, com demarcação no centro, por anel. Capitel rectangular, integrado no bloco de remate, possuindo este, em três faces a pedra de armas real e em outra inscrição epigrafada. É coroado por bola.
Inscrições: (placa) ESTE PELOURINHO FOI MANDADO RECONSTITUIR PELA COMISSÃO REGIONAL DE TURISMO DA SERRA DO MARÃO NO ANO DE 1960.
1719, 21 Abril - Devido ao grande isolamento da povoação de Arnóia, até então sede do concelho, D. João V determina a mudança desta última para Britelo, no lugar do Freixieiro, ficando esta conhecida como Vila Nova do Freixieiro, hoje Celorico de Basto; 1734 - construção do pelourinho, substituíndo o existente em Arnóia; 1960 - as peças do pelourinho foram encontradas num jardim de uma casa da freguesia de Canedo, para onde tinham sido levadas quando apareceram numa escavação devido às obras de recuperação de um muro na vila; reconstrução no local onde hoje se encontra pela Comissão Regional de Turismo da Serra do Marão.

Ler mais:
http://www.baixotamega.pt/frontoffice/pages/302?geo_article_id=889
http://www.celoricodigital.pt/2010/08/pelourinho-da-vila.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila