quarta-feira, 13 de junho de 2018

Pelourinho de Lisboa

O Pelourinho de Lisboa situa-se na Praça do Município e está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
O pelourinho terá sido lavrado em torno da data de construção do largo (1783), com traço geralmente atribuído ao arquitecto Eugénio dos Santos. Sendo um monumento oitocentista, tem no entanto a particularidade de evocar as tipologias quinhentistas destas colunas, provando a importância simbólica dos pelourinhos erguidos por todo o país na sequência das atribuições de forais novos por D. Manuel, e provavelmente reflectindo a memória de um perdido pelourinho manuelino de Lisboa.
O pelourinho é uma monumental coluna monolítica (incluindo base e coroamento) talhada em mármore de Pero Pinheiro, assente sobre plataforma octogonal de cinco degraus em cantaria de calcário. A base do fuste assenta num paralelepípedo quadrangular de ângulos côncavos, com toro e escócia, que sustenta um plinto bojudo com concheados e elementos vegetalistas estilo D. João V encimado por um tabuleiro oitavado. O fuste parte de um duplo toro rematado por quatro acantos enrolados, e é formado por três colunelos torsos, de secção octogonal e lados côncavos, com o interior vazado. É encimado por um bolbo torso, que serve de base a um duplo tabuleiro quadrangular com cantos côncavos sobre o qual assenta uma pirâmide moldurada rematada pela esfera armilar. O pelourinho teve uma cruzeta em ferro com ganchos, e a dada altura foi cercado por um gradeamento de ferro, ambos mais tarde retirados.
Tem aproximadamente 10 metros de altura.

Ler mais:
http://www.cm-lisboa.pt/equipamentos/equipamento/info/praca-do-municipio-pelourinho
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70709
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pelourinho_de_Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila