quinta-feira, 5 de julho de 2018

Fonte das Sereias

É no "fundo da vila", a zona histórica da vila de Carrazeda de Ansiães que reside a génese do actual núcleo urbano, tendo sido aqui instalado os Paços do Concelho após a transferência da sede municipal do Castelo de Ansiães para Carrazeda, acto que ocorreu a 6 de Abril de 1734.
No largo fronteiriço à casa da Câmara ergue-se o pelourinho municipal, estrutura setecentista símbolo do poder judicial, e a fonte das Sereias, chafariz granítico, edificado no século XVIII, grosso modo é constituído por um tanque no centro do qual se ergue uma coluna com o fuste ornado por quatro sereias.
O chafariz, em granito, tem ao centro uma coluna sobre um plinto de altura idêntica à do tanque. A coluna tem o fuste constituído por quatro sereias dispostas verticalmente, em jeito de cariátides e é rematada por um anelete, daí partindo o arranque da taça. Esta é de contorno circular e encontra-se decorada com caneluras profundas que partem do centro de forma radiante. O perímetro é ornado com quatro mascarões com bicas, dos quais partem motivos em voluta e acanto que se entrelaçam. O conjunto é coroado por motivo cúbico que em cada face ostenta um nicho com imagem da padroeira, Santa Águeda, enquadrado por duas cruzes em alto relevo junto aos ângulos superiores. 
Remata o conjunto um motivo cilíndrico ornado de arcos e círculos em alto relevo, sugerindo vãos, e que foi interpretado como a figuração de um castelo.

Ler mais:
https://www.cm-carrazedadeansiaes.pt/pages/177
http://maravilhas-de-ansiaes.blogspot.com/
http://gisaweb.cm-porto.pt/units-of-description/documents/301455/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila