quinta-feira, 19 de julho de 2018

Igreja de São João de Deus


A Igreja de São João de Deus é uma igreja do século XX que se situa na Praça de Londres, em Lisboa. Projectada pelo arquitecto António Lino e edificada pelo construtor Diamantino Tojal, foi inaugurada a 8 de março de 1953, com a bênção do Cardeal Patriarca de Lisboa.
Grande parte do financiamento para a construção desta igreja veio da indemnização do Estado pela demolição da Igreja de Nossa Senhora do Socorro, que se localizava no largo Martim Moniz.
Para além do arquitecto António Lino, juntaram o seu contributo artístico os escultores Leopoldo de Almeida e Soares Branco, o ceramista Jorge Barradas e o pintor Domingos Rebelo, autor do tríptico que ilustra os momentos fundamentais da vida de São João de Deus. Os painéis encontram-se por trás do altar da igreja, ocupando grande parte da altura interior da parede nascente do templo.
Na época da construção, António Lino explicou o seu desejo de aproximar os fiéis do altar, vencendo o afastamento obrigatório que existia em relação à assembleia, circunstância que só foi alterada uma década depois com o Concílio Vaticano II.

Fonte: http://restosdecoleccao.blogspot.com/2015/02/igreja-de-sao-joao-de-deus.html


Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila