Localizado na vila da Lousã no centro de Portugal e abrigado num edifício setecentista classificado como Património Histórico, o antigo Palácio dos Salazares é hoje um clássico e sofisticado hotel, o Palácio da Lousã.
Mandado construir pelo desembargador Bernardo Salazar, o palácio foi propriedade de sua família até ser adquirido em 1893 por João Antunes dos Santos, natural da Lousã. Alguns dos seus descendentes são hoje os seus proprietários.

Muito embora a composição do palácio, nome pelo qual era conhecido devido à sua imponência, denote a evolução arquitectónica e estilística, resulta do conjunto uma grande harmonia, fruto da sábia conjugação de linhas tradicionais com outras mais actualizadas.
Os pormenores arquitectónicos de época ainda estão presentes, como portas e lambrins, tectos e estuques, a escadaria na entrada e os frescos da sala de jantar. A decoração das salas e quartos do palácio é marcadamente clássica, apostando no requinte e tradição. A da ala nova, em ligação com o jardim, já é contemporânea e descontraída de espírito minimalista.

O Palacete dos Salazares está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 19 de fevereiro de 2002.
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71076
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=2784
http://solaresebrasoes.blogspot.com/2014/04/palacete-dos-salazares-lousa.html
http://palaciodalousa.arteh-hotels.com/hoteis_conteudo.php?idioma=1&idUnidade=81
https://pt.wikipedia.org/wiki/Paácio_dos_Salazares
Sem comentários:
Enviar um comentário