sábado, 14 de julho de 2018

Pelourinho de Castelo Novo


O pelourinho de Castelo Novo localiza-se ao centro da principal praça da localidade, fora das muralhas, num trecho urbanístico que é limitado pelo edifício dos Paços do Concelho (de cronologia quinhentista, embora sujeito a obras posteriores) e pelo Solar dos Gamboas (edifício nobre do século XVIII). 
A sua construção neste local revela a transferência de poder verificada na transição entre a Idade Média e a Época Moderna, que originou a actual configuração desta praça e ditou a decadência do castelo. Este tinha sido a sede de poder desde 1202, altura em que Castelo Novo (então sob a designação de Alpreade) recebeu o seu primeiro foral.
Possivelmente coevo da carta de foral concedida à povoação em 1510 por D. Manuel I, e da renovação então efectuada no castelo e nos Paços do Concelho, assenta num alto soco octogonal de seis degraus. O fuste, sem plinto, compõe-se de duas secções, sendo a inferior oitavada e lisa, e a superior estriada e ornada com bosantes e elementos fitimórficos. O capitel, ornado por meias esferas e flores-de-lis, conserva ainda os ferros das forcas. O bloco de remate, octogonal, encimado por uma pirâmide decorada com trifólios, apresenta em duas das faces a cruz de Cristo e, nas restantes, a esfera armilar e o escudo nacional.
É um exemplar qualificado da tipologia dos pelourinhos manuelinos do séc. XVI. Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 11 de outubro de 1933.

Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/72312/
http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/o-que-ver/pelourinho-2
http://www.e-cultura.sapo.pt/patrimonio_item/3179
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pelourinho_de_Castelo_Novo
http://www.memoriaportuguesa.pt/castelo-novo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila