terça-feira, 31 de julho de 2018

Percurso pedestre Almofala - Santo André das Arribas


O Trilho Almofala - Santo André das Arribas oferece ao visitante uma magnífica paisagem das arribas do rio Águeda, proporcionando bons locais de observação de aves rapinas, como o grifo, por exemplo. 
Para além da paisagem do vale escarpado do Águeda, o percurso é rico em pontos de interesse arqueológico e histórico. É o caso das esculturas zoomórficas que podem ser vistas pouco antes da capela antiga de Santo André, do castro de Sto. André e da capela. Merecem ainda destaque, pelo valor cultural mas também paisagístico, as vinhas, as parcelas cerealíferas e montados de sobreiro, o casario tradicional em Almofala, uma azinheira centenária e os tradicionais pombais.
Trata-se de um trilho circular com cerca de 6,5 km de extensão.
O percurso inicia-se na capela de Santa Bárbara a norte de Almofala, seguindo em direção ao Águeda até ao castro de Santo André das Arribas, onde se erguem duas capelas com o mesmo nome, a mais antiga em ruínas. A entrada no recinto das capelas é flanqueada por dois berrões proto-históricos. Aqui é possível fazer um pequeno percurso de menos de um quilómetro em torno do cabeço. São visíveis construções tradicionais, derrubes que restam da antiga muralha e de muros mais recentes de socalcos e, do lado setentrional, uma excecional tomada de vista sobre o vale do Águeda. A partir da entrada do recinto, e seguindo um trilho que se dirige para leste, atinge-se uma vereda que serpenteia ao longo das arribas, troço em que se alerta para uma atenção redobrada pela perigosidade do declive. Bordejando um campo que assinala o fim da vereda, a sinalética indica a direção sul e, através de caminhos vicinais, o sentido inflete para oeste, já com Almofala à vista, até à capela de Santa Bárbara.
Como pontos de interesse, pode-se observar vários aspectos ligados ao património arqueológico (esculturas zoomórficas proto-históricas, castro de Santo André das Arribas, ruínas da capela de Santo André), paisagem do vale escarpado do rio Águeda, pombais tradicionais, paisagem rural (vinhas, parcelas cerealíferas e montados de sobreiro), casario tradicional em Almofala e azinheiras centenárias.

Ler mais:
http://www2.icnf.pt/portal/turnatur/visit-ap/pn/pndi/almof-s-andre
http://www.portugalnotavel.com/arribas-de-santo-andre-parque-natural-do-douro-internacional-figueira-de-castelo-rodrigo-abutres/
https://www.natural.pt/portal/pt/Percurso/Item/118

Sem comentários:

Enviar um comentário

Castelo da Dona Chica