quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Sítio Arqueológico do Cabeço das Fráguas

O Sítio Arqueológico do Cabeço das Fráguas, ou simplesmente Cabeço das Fráguas, localiza-se perto da Quinta de São Domingos, freguesia de Benespera, no concelho da Guarda.
Instalado no topo de um maciço granítico, com 1015 metros de altitude, bem destacado na paisagem, o seu campo visual prolonga-se para além do Sabugal e controla os vales de acesso à Cova da Beira. 
O acesso só é possível a pé e com alguma dificuldade, já que leva quase uma hora a subir o íngreme cabeço pelo flanco norte (o mais favorável para a subida).
Trata-se de um sítio arqueológico da maior importância, referente a um antigo local de culto a divindades lusitanas desde o séc. V a.C.
Tem sido repetidamente interpretado como local de culto indígena desde época pré-romana. Facto justificado pela presença da famosa inscrição rupestre em caracteres latinos mas em língua designada de lusitana, datada do séc. II d.C., referindo um sacrifício suovitaurilia. O tecto descreve uma oferenda a divindades indígenas, de uma ovelha, de um leitão, de uma vitela, de um cordeiro de um ano e de um touro de cobrição, feita por alguém em circunstâncias desconhecidas, algures no século II d.C. Trata-se de um sacrifício múltiplo em que se oferecem 3 espécies de animais (porco, ovelha e touro) tradição conhecida tanto pelos romanos como por povos indo-europeus. Cinco vitimas oferecidas a outras tantas divindades.
A inscrição na laje foi reproduzida com auxilio de um equipamento scanner laser e um molde da mesma encontra-se exposto no museu da Guarda. Também aí estão guardados os vários achados do espólio arqueológico do Cabeço das Fráguas.
A juntar a todos estes elementos há ainda a lenda de Viriato. Há quem considere que o Santuário é também o Monte de Vénus onde se teria dado o funeral de Viriato. Não há qualquer confirmação ou dado que sustente essa analogia, que não passa de uma lenda a juntar ao forte imaginário do lugar.

Ler mais:
http://arqueologia.patrimoniocultural.pt/?sid=sitios.resultados&subsid=49453
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cabeço_das_Fráguas
http://porfragasepragas.blogspot.com/2012/06/no-santuario-lusitano-do-cabeco-das.html
https://viagens.sapo.pt/viajar/viajar-portugal/artigos/cabeco-das-fraguas-e-um-dos-lugares-miticos-de-portugal
http://arqueofundao.blogspot.com/2013/05/cabeco-das-fraguas.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila