segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Enoteca da Fundação Eugénio de Almeida - Vinhos da Cartuxa


Personalidade de fortes convicções cristãs e humanistas, vocacionada para a filantropia e o mecenato, sensível às preocupações educativas e sociais, Vasco Maria Eugénio de Almeida cedo colocou a sua fortuna ao serviço das pessoas de Évora e da sua região.
De entre as inúmeras obras que realizou destacam-se, pela sua importância e impacto, a reconstrução e recriação do Convento da Cartuxa e a criação do ISESE - Instituto Superior Económico e Social de Évora, precursor da restauração do ensino universitário nesta cidade. Apoiou também a criação do Hospital do Patrocínio, de um bairro social, do aeródromo municipal, e diversas instituições de cariz assistencial em Évora.
No início da década de 60 do século passado, Vasco Maria Eugénio de Almeida transforma um projecto pessoal de serviço aos outros num projecto institucional perene, e cria a Fundação Eugénio de Almeida, à qual deixa um legado de valores, uma missão e os meios para a realizar em plenitude.
A partir da década de 80 do século XX, após a devolução dos bens expropriados no período da Reforma Agrária, a Fundação iniciou uma fase de relançamento patrimonial e criou uma exploração agropecuária e industrial de referência que visa garantir a auto-sustentabilidade económica da Instituição e a prossecução dos seus fins, contribuindo ainda para a promoção do desenvolvimento económico e social da região. Neste projecto destaca-se a vitivinicultura e a oleicultura, actividades das quais resultam os vinhos produzidos na Adega Cartuxa, entre os quais os emblemáticos Pêra-Manca e Cartuxa, e os azeites produzidos no Lagar Cartuxa.
Mais de meio século após a sua criação, a Fundação dá seguimento à obra do seu Instituidor, constituindo-se como um elemento proactivo de convergência e congregação de esforços para o desenvolvimento da região de Évora.
Em 2016, no centro de Évora, património da Humanidade, abriu as portas a Enoteca Cartuxa, mesmo ao lado da Fundação Eugénio de Almeida, do Templo de Diana e dos principais monumentos desta cidade
Recorrendo aos mais tradicionais ingredientes regionais, a Enoteca Cartuxa tem como atrativo o facto de servir a copo todos os vinhos produzidos pela Fundação Eugénio de Almeida, dos entrada de gama Vinea e EA, bem como o Foral de Évora, o Cartuxa, e ainda o Scala Coeli e o famoso Pêra-Manca. A Enoteca Cartuxa tem ainda uma loja onde pode encontrar queijos, mel, enchidos e ervas de cheiro, além dos vinhos e azeites produzidos na Adega.

Ler mais:
http://www.cartuxa.pt/
http://www.cartuxa.pt/pt/base/3/20
http://www.fea.pt/10-fundador
https://boacamaboamesa.expresso.sapo.pt/boa-mesa/2016-07-03-A-nova-Enoteca-Cartuxa-com-Vitor-Sobral

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila