domingo, 9 de setembro de 2018

Parque Delfim Guimarães

O Parque Delfim Guimarães situa-se no centro da Amadora, na zona mais antiga da cidade, entre a Avenida Elias Garcia e a linha de caminho de ferro que, desde finais do século XIX, contribuiu decisivamente para a expansão do primitivo aglomerado urbano designado como Porcalhota. 
Correspondendo ao mais antigo e emblemático espaço verde do concelho, construído na década de 30 do século XX, por iniciativa da então estrutura municipal sediada em Oeiras foi primeiro apelidado de Jardim-Parque da Amadora, ocupando os terrenos agrícolas situados nas imediações do bairro Santos Mattos, primeiro conjunto habitacional da cidade.
Este parque foi inaugurado pelo então Presidente da República, General Óscar Carmona, em 27 de julho de 1937. O nome foi-lhe atribuído em homenagem ao poeta Delfim Guimarães que viveu e faleceu na cidade (1872-1933) .
Com uma área com cerca de 1 ha, este jardim apresenta um desenho de conjunto equilibrado com uma pérgola central e boa arborização, o que o torna um espaço de lazer bastante aprazível.
A imagem actual deste jardim constitui o resultado do conjunto de obras de beneficiação efectuadas em 1996/97, que mantiveram o desenho original daquele espaço verde.
Esta remodelação contemplou o melhoramento dos pavimentos, a automatização da rede de rega, a reformulação do parque infantil, e a colocação de novo mobiliário urbano destinado às diversas faixas etárias da população. Foram ainda pavimentados com calçada “à portuguesa” os dois arruamentos a nascente e a poente do parque, que foram fechados ao trânsito automóvel.
Do ponto de vista das acessibilidades, o Parque Delfim Guimarães localiza-se no centro da cidade da Amadora, na freguesia da Venteira, próximo da estação de comboios, da paragem de autocarros e de uma praça de táxis.
Aqui realizam-se anualmente a Feira do Livro da Amadora, a FEIRARTE e a Venda de Natal, eventos que estimulam a vida da cidade e aproximam os cidadãos da Amadora.
A entidade responsável pelo jardim é a Câmara Municipal da Amadora, assim como pelo parque infantil, em parceria com a Junta de Freguesia da Venteira.
Em 2009 o parque infantil foi ampliado e requalificado com vista a melhorar as condições de utilização e de acessibilidade, através da implementação de uma rampa de acesso permitindo o acesso a todos os utentes. 
O parque infantil, com uma área de 1.300m2, está equipado com três escorregas em talude, torre com escorrega, baloiços, molas, equipamentos rotativos e painéis com jogos acessíveis a crianças com mobilidade reduzida.

Ler mais:
http://www.cm-amadora.pt/desporto-lazer/parques-e-jardins/684-parque-delfim-guimaraes.html
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/10116674

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila