sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Castelo de Ourém

O Castelo de Ourém, também conhecido como Paço dos Condes de Ourém, localiza-se na cidade de Ourém, em posição dominante sobre a vila medieval e a ribeira de Seiça, sendo considerado um dos mais belos castelos portugueses.
O Castelo de Ourém, constitui-se como um marco central do burgo na Idade Média. É constituído por três torres de formato quadrangular, ostentando um recinto triangular, no qual pode ser encontrada uma cisterna subterrânea de formato ogival, a qual é alimentada por uma fonte de água. Existem evidências que o Castelo está situado num local habitado desde o Calcolítico.
O primitivo castelo foi conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, em 1136. No entanto, o actual castelo foi construído apenas em 1178. Foi daqui que D. Nuno Alvares Pereira, 3º Conde de Ourém, partiu para a Batalha de Aljubarrota. Aludindo a isso, foi colocada uma imagem do Conde no amplo Terreiro de São Tiago, no lado norte do Castelo.
No lado sul, encontra-se o Paço do Conde D. Afonso, com os seus dois torreões, donos de uma arquitectura incomum que funde a arquitectura militar e a palaciana, num estilo de inspiração veneziana. O Paço recebeu este nome, uma vez que foi D. Afonso, o neto do rei D. João I, quem transformou em Paço residencial o anterior castelo, tendo também ordenado a construção da fonte gótica com pedra de armas, na entrada da vila.
Desenhando um triângulo, o conjunto que hoje observamos possui corpo central de planta rectangular e dois torreões (torres largas e ameadas) insertos no próprio muralhado de planta poligonal da Vila. Os dois pisos inferiores foram completados com um amplo terraço circundado por balcão com mata-cães sobre arcaria apontada assente em mísulas piramidais.
Em 1755, durante o terremoto de Lisboa, tanto o castelo como a parte velha da vila de Ourém foram destruídos parcialmente. Nesta altura, a vila é abandonada, fixando-se a população na Aldeia da Cruz. Esta evoluiu rapidamente e, ao ganhar a categoria de vila, passou a designar-se por Vila Nova de Ourém.
O castelo de Ourém foi classificado como Monumento Nacional em 23 de junho de 1910.

Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/69874/
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=6401
http://www.historiadeportugal.info/castelo-de-ourem/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo_de_Ourém


Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila