De dois em dois anos, Redondo, no distrito de Évora, fica mais florido. Uma tradição que remonta ao século XIX e que enfeita as ruas da vila com milhares de flores elaboradas em papel colorido.
Trinta e três ruas da vila alentejana recuperam assim uma tradição que teve origem em 1838 com as festas dedicadas à Nossa Senhora de ao Pé da Cruz — a partir de 1976, no rescaldo do 25 de Abril, e por iniciativa do Grupo Pró-Amigos do Redondo, a festa autonomizou-se da celebração religiosa.
As festas realizam-se anualmente, em julho ou agosto, mas a tradição das "Ruas Floridas" só acontece de dois em dois anos, nos anos ímpares. Trata-se então de um evento bienal de base popular, cuja tradição remonta ao século XIX e que consiste na decoração das ruas da vila de Redondo com flores e outros objectos elaborados em papel colorido. Os residentes de cada rua organizam-se e escolhem um tema, cabendo a coordenação geral ao Município de Redondo.
Os registos escritos mais antigos que dão conta da ornamentação das festas organizadas pelos populares redondenses, remontam a 1838. Há todavia, na tradição oral, relatos passados de geração em geração, que sustentam a feitura de alguns enfeites de papel por moradores, como complemento ornamental às festas de Agosto, consagradas inicialmente à N. Sra. de Ao Pé da Cruz.
Durante décadas, os adornos de papel terão acompanhado as festividades, resultando mais da espontaneidade do que de uma norma instituída socialmente. Por conseguinte, essas práticas evoluíram para a afirmação enquanto elementos culturais cuja presença nas festas é incontornável, já desde esses tempos.
A preparação das Ruas Floridas tem normalmente o seu início em Novembro, Dezembro, altura em que os moradores de cada rua decidem o tema em plenário. A temática escolhida será mantida em estrito sigilo até ao dia em que se dá início à decoração das ruas, se erguem pilares e se montam estruturas de madeira. Antes também era assim e apesar de já não subsistir a competição premiada entre ruas, como no final da década de 70, a manutenção deste segredo inviolável revela aspectos curiosos de um desafio sadio.
Ler mais:
https://autocaravanista.blogs.sapo.pt/redondo-alentejo-1179749
https://tvguadiana.pt/2018/08/03/redondo-inauguracao-da-oficina-das-ruas-floridas-e-abertura-das-festas-populares-encontrarte/
http://www.lazer.publico.pt/festasefeiras/290771_ruas-floridas-do-redondo
Sem comentários:
Enviar um comentário