Localizado na Rua Serpa Pinto, em Tomar, o Café Paraíso é um dos mais emblemáticos espaços da cidade.
Inaugurado em 1911 no advento da primeira república, foi “montado à moderna e ficará sendo o melhor da nossa cidade” e "era aqui que as elites vinham tomar os seus sorvetes ou vários tipos de vinho do Porto, Madeira, Bucellas, Collares, Verde d’Amarante, Carcavellos, Cognacs, Licores, Champagne”, como publicitava a imprensa local da época", segundo o jornal da época.
Já em 1946 sofreu algumas remodelações que o trouxeram até aos dias de hoje, as colunas de ferro forjadas e imitação de mármore, os espelhos italianos e as duas grandes ventoinhas que são a imagem de marca da casa são dessa altura.
A sua grande montra para uma rua comercial e sem trânsito fazem dele um espaço privilegiado no centro de Tomar. É um café que tem sabido acompanhar os tempos e pode dizer-se que tem duas personalidades. De dia é um tranquilo ponto de encontro e de tertúlia; à noite o ambiente transforma-se e revela-se um dos mais dinâmicos bares da cidade, aberto até perto das quatro da manhã. A música, em horário nocturno, aposta nos novos valores da electrónica e tendências dançáveis. Por este espaço têm passado DJ's e projectos nacionais e estrangeiros, de cariz mais arrojado e alternativo, sobretudo aos fins-de-semana. Talvez por isso continue a ser ponto de passagem da juventude tomarense e um local de cultura na cidade.
Ler mais:
http://www.drinksdiary.com/cafe-paraiso/
http://fugas.publico.pt/Noticias/285122_cafe-paraiso-de-tomar-celebra-cem-anos-a-moda-antiga
https://omirante.pt/semanario/2011-05-19/economia/2011-05-18-cem-anos-de-cafe-paraiso-em-tomar
https://ionline.sapo.pt/504323
Sem comentários:
Enviar um comentário