quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Estátua de D. Afonso Henriques (por Soares dos Reis)



Estátua imponente com várias placas de homenagem, erguida em homenagem ao primeiro rei de Portugal, Dom Afonso Henriques. Durante alguns anos esteve na Praça do Toural, até que foi definitivamente colocada no local onde hoje se encontra, no largo fronteiro ao Paço Ducal de Guimarães.
Foi em 1882 que surgiu a ideia de erigir o monumento a D. Afonso Henriques, por parte de um grupo de patriotas residentes no Rio de Janeiro; três anos depois foi assinada a escritura do contrato para a execução do monumento.
O projecto foi confiado ao arquitecto José António Gaspar e ao escultor Soares dos Reis que executou a estátua ao longo do ano de 1887. Em setembro desse ano deu-se a conclusão dos trabalhos de fundição, a cargo da Fundição de Massarelos, do Porto. O monumento foi inaugurado a 20 setembro de 1887, na presença do rei D. Luís e restante família real, no Largo de São Francisco.
Em 1911 a estátua foi transferida para o Largo do Toural e em 1940 é novamente mudada de local, para junto do Paço dos Duques.
Os materiais usados foram a cantaria de granito para a estrutura de suporte e o bronze para o elemento escultórico.

Ler mais:
http://www.monumentos.gov.pt/site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=29521

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila