A Ponte do Caminho Real localizada na Ponta do Sol, na ilha da Madeira, é uma ponta edificada nos tempos da monarquia portuguesa, esta ponte era parte integrante do primitivo caminho real que ligava a vila da Ponta do Sol à freguesia da Madalena do Mar, passando pelos Anjos.
Até ao séc. XIX, as vias de comunicação terrestres mantiveram as características de veredas e caminhos, muito difíceis de construir e de manter, impondo grande risco para a população que os atravessava.
As dificuldades de transporte e acessos na ilha da Madeira causavam enorme isolamento e atraso no desenvolvimento económico das populações, principalmente no norte da Ilha. Em 1815, a Junta de Agricultura apresentou um projecto ao rei que visava a abertura de uma nova estrada geral, de leste para oeste, com ramificações de norte a sul, que pudesse contribuir para o desenvolvimento do comércio interno de produtos agrícolas. Em 1836, foi instalada uma comissão de estradas na Madeira, havendo desde então registo de abertura e reparações de estradas, veredas, pontes e túneis. As estradas desenvolvidas nessa época foram denominadas estradas reais.
A Ponte do Caminho Real é uma estrutura que constitui uma das poucas memórias ainda existentes dos tempos em que os acessos eram penosos.
Ler mais:
http://aprenderamadeira.net/vias-rodoviarias/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_do_Caminho_Real
https://pontadosol.wordpress.com/2007/10/23/ponte-do-caminho-real-ponta-do-sol/
Sem comentários:
Enviar um comentário