segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Torre e Solar de Azevedos


Situado na freguesia de Lama, outrora denominada Azevedo, no concelho de Barcelos, o Solar de Azevedos é considerada uma das mais monumentais casas solarengas do norte do País.
O núcleo primitivo do solar corresponde ao maciço torreão lateral, edificado no início do século XVI. Esta torre é exemplo de um modelo de residência senhorial quinhentista, designada por casa-torre , muito comum no Alto Minho. Esta tipologia retomou a estrutura do torreão de defesa muito utilizado na arquitectura militar medieval, utilizando-o não para fins defensivos mas como símbolo de nobreza de linhagem. Conserva uma das principais características da arquitectura medieval - coroamento de ameias chanfradas e janela renascença - na fachada exterior. Numa das faces da torre lê-se uma inscrição, datada de 1536, que se refere a Martim Lopes de Azevedo, que reivindicou a posse do edifício como chefe de linhagem.
A estrutura da casa seria alterada no século XVIII, com a construção de um corpo residencial anexo à torre. De feições barrocas, este novo edifício desenvolve-se longitudinalmente dividido por dois pisos. Na fachada principal foi edificada, no andar nobre, uma grande varanda com colunata, recuperando o modelo da loggia quinhentista, que abre para o jardim da casa. 
Na época da reforma da casa, o salão nobre da torre quinhentista foi decorado com painéis de azulejos com cenas relativas à história da família Azevedo, e o tecto de madeira que cobre o espaço foi dourado e policromado. 
A capela privativa, dedicada a Nossa Senhora do Leite, contem os túmulos dos primeiros condes de Azevedo.
O conjunto está classificado como Monumento de Interesse Público desde 1989.


Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71286/
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=47
"Tesouros Artísticos de Portugal" (1976) - Selecções do Reader's Digest

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila