sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Azenha quinhentista no rio Ave

Esta azenha encontra-se na margem esquerda do rio Ave, no sopé do monte de Santa Ana, e destaca-se por ter uma estrutura inspirada na arquitectura militar, assemelhando-se a um pequeno forte. As referências à sua existência datam do século XIII, mas terá sido totalmente reconstruída por volta de 1532 por D. Pedro de Menezes, marquês de Vila Real, sendo uma das poucas azenhas quinhentistas que subsistem erigidas.
De planimetria rectangular, formada por um único volume, a sua estrutura assemelha-se a um fortim, tendo sido possivelmente inspirada na arquitectura militar da época, em que as fortificações se renovavam ao nível das estruturas. 
As fachadas laterais são rasgadas por janelões, e na principal foi aberta a porta, encimada pela pedra de armas dos marqueses de Vila Real. O conjunto é rematado por uma cornija coroada por merlões com seteiras.

Fonte: Catarina Oliveira, IPPAR (2005)
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/72546/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila