terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Edifício do Banco de Angola

O edifício do Banco de Angola localiza-se na esquina da Avenida 4 de Fevereiro com o Largo Saydi Mingas, em Luanda. É a actual sede do Banco Nacional de Angola. Teve a sua construção concluída em 1956 com projecto da autoria do arquitecto Vasco Regaleira.
O edifício tem formas neoclássicas e revivalistas típicas da arquitectura favorecida pelo regime do Estado Novo, estilo também chamado "Português Suave". O edifício desenvolve-se em dois corpos ortogonais, ligados entre si por um corpo circular, cuja cobertura é feita por uma enorme cúpula. A arquitectura clássica está representada no edifício através do traço das fachadas, distribuição das colunas jónicas, frontão e arcadas que se desenvolvem no piso térreo.
O interior é luxuoso, decorado com mobiliário de madeiras preciosas, quadros e grandes painéis de azulejos representativos da chegada dos portugueses aos reinos de Kongo e N'gola. Também contém belas pinturas a fresco nos tectos de algumas salas e da cúpula do corpo circular, cujo acesso é feito por uma imponente escadaria de mármore. A estrutura do edifício foi realizada com betão armado, material de vanguarda na época.
O edifício foi inaugurado pelo Presidente da República, Marechal Craveiro Lopes, em 7 de setembro de 1956.
A 10 de novembro de 1976, um ano após a independência, criou-se o Banco Nacional de Angola, sucessor do Banco de Angola. O edifício foi declarado património histórico-cultural em 8 de abril de 1995. Desde então, as instalações têm sido alvo de obras de remodelação e restauro.

Ler mais:
http://www.hpip.org/def/pt/Homepage/Obra?a=72
http://restosdecoleccao.blogspot.com/2014/06/banco-de-angola.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_Nacional_de_Angola_(edifício)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Castelo da Dona Chica