quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Igreja matriz da Mexilhoeira Grande

De entre os edifícios religiosos do concelho de Portimão, destaca-se a igreja matriz da Nossa Senhora da Assunção, construída nos séculos XV e XVI. Construída entre 1520 e 1540, a Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande tem a sua história associada à dos Senhores de Portimão.
O devoto D. Francisco, deixou-se encantar por esta terra e decidiu construir esta Igreja com mestres do Algarve e um amigo pessoal de Vila Franca de Xira. Daí resultaram dois estilos artísticos de épocas distintas: Manuelino e Renascentista. De facto, o traço geral da igreja é renascença, mas apresenta uma porta lateral e uma torre manuelinas.
No interior as colunas ostentam bases e capitéis lavrados. A capela-mor é coberta por uma abóbada de arcos paralelos assentes em mísulas que se inserem nas colunas laterais. O arco triunfal tem decoração de águias, vasos, serpentes e ornatos geométricos. No fecho figura um escudo com um leão rampante. Da boca da tribuna pende uma tela representando a Assunção.
A capela do Santíssimo, cujo arco é decorado de capitéis jónicos, ostenta um alto-relevo representando o Padre Eterno e dois baixos-relevos figurando, respectivamente, São Pedro e São Paulo. A Capela de Nossa Senhora da Conceição é ornada de embrechados regionais. Das alfaias sacras destacam-se uma custódia do século XVII e uma cúpula bolbosa com lanternim encimado por um crucifixo.
Relativamente à ornamentação interior da igreja, destaca-se o excelente retábulo da capela-mor, do início do século XVIII, e o retábulo da Capela do Santíssimo Sacramento, de estilo barroco. Também de boa qualidade é o retábulo da Capela de Nossa Senhora da Graça, de estilo rococó. Por fim, salientam-se as imagens de Nossa Senhora da Graça e de São Luís, ambas da segunda metade do século XVIII.

Ler mais:
http://www.visitportimao.com/pt/conteudo/745/igreja-matriz-da-mexilhoeira-grande
"Tesouros Artísticos de Portugal" (1976) - Selecções do Reader´s Digest

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila