O Parque Biológico de Gaia é uma pequena reserva natural centrada na educação ambiental, que se localiza na freguesia de Avintes, no concelho de Vila Nova de Gaia.
Primeiro centro permanente de Educação Ambiental do país, o Parque Biológico de Vila Nova de Gaia consiste numa área agro-florestal deste concelho, com 35 hectares, onde vivem em estado selvagem centenas de espécies de animais e plantas.
O objectivo do Parque Biológico é a compreensão, pelos visitantes, da paisagem da região, incluindo todos os seus componentes (flora, fauna, clima, arquitectura rural, usos e costumes, hidrografia, etc.) e do contraste entre essa paisagem agro-florestal, que se preserva no Parque, e a envolvente urbana. Por isso o Parque é, antes de mais, um memorial da paisagem da região, que está a perder as suas características em favor da construção.
O Parque Biológico de Gaia procura oferecer instalações de qualidade às espécies animais em cativeiro e semi-cativeiro. Sendo assim, é possível a experiência única do contacto ao vivo com a fauna selvagem do parque. Entre as muitas espécies encontradas, podem ser observados gamos, corços, bisontes-europeus, raposas, várias aves de rapina, patos-reais, galinhas-de-água, etc., que vivem e reproduzem-se nas instalações do Parque.
Adicionalmente poderão avistar-se as espécies selvagens que elegeram o Parque Biológico de Gaia para se fixarem, como esquilos, coelhos bravos e garças reais. Por fim, no período das migrações mais de 70 espécies de aves visitam ou vivem no parque, sendo que mais de 30 espécies lá nidificam. E há ainda os peixes e os répteis…
Integram ainda o Parque um centro de recuperação de animais selvagens, encontrados feridos ou detidos ilegalmente em cativeiro, e um viveiro que produz anualmente milhares de plantas, de mais de 300 espécies, destinadas ao próprio Parque e aos espaços verdes públicos do concelho de Gaia.
Para além do que tem para ver, o Parque Biológico promove um programa de animação, edita material didáctico e realiza exposições em torno da temática ambiental.
O parque possui um percurso pedestre com cerca de 3 Km, permitindo assim explorar os vários espaços naturais e viveiros de plantas e animais, tal como os aspectos rurais, pois vão surgindo ao longo do percurso moinhos, casas rurais, explorações agrícolas, eiras e espigueiros, carvalhais, pinhais, lagos, o Rio Febros, viveiros com animais e plantas, numerosas vitrinas com informações sobre o meio envolvente e placas de identificação de plantas.
Ler mais:
https://www.parquebiologico.pt/doc.php?id=10&PAG=O%20que%20%C3%A9
https://www.viagensemiudos.pt/parque-biologico-de-gaia-2/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Biológico_de_Gaia
https://www.feriasemportugal.com/parque-biologico-de-gaia
Sem comentários:
Enviar um comentário