A “Carne Mirandesa” é o expoente máximo da produção da Raça Bovina Mirandesa, que em harmonia com as condições edafo-climáticas, aliado ao saber fazer de quem a produz, resulta num produto de referência nacional e internacional.
A Raça Bovina Mirandesa possui características genéticas próprias que associadas a um sistema de alimentação natural conferem à carne qualidades organolépticas ímpares. Destaca-se, a excepcional tenrura e suculência, aromas e sabores que a diferenciam de qualquer outra carne de bovino. A “carne Mirandesa” deu origem a um prato que é um dos ex-líbris da gastronomia portuguesa, em particular da transmontana, a famosa “Posta Mirandesa”.
A receita teve origem nas feiras de gado que se realizavam por todo o distrito de Bragança, sendo inicialmente temperada só com sal grosso que era lançado sobre os nacos de carne, dispostos sobre uma grelha bem quente. A posta de carne era depois servida sobre um pedaço de pão caseiro, sendo saboreada com o molho que ia libertando no pão.
Hoje, nos restaurantes, é servida acompanhada de batatas assadas (ou castanhas) e grelos ou salada. Tradicionalmente, a carne é servida mal passada para melhorar conservar as suas propriedades.
Ler mais:
http://www.mirandesa.pt/conteudo.php?idm=9
http://www.cozinhatradicional.com/posta-mirandesa-tras-os-montes-e-alto-douro/
https://ncultura.pt/posta-a-mirandesa-origem-receita-original/
Sem comentários:
Enviar um comentário