domingo, 4 de outubro de 2020

Igreja da Imaculada Conceição de Pangim

Foi em 1561 que se mandou erigir uma pequena capela na aldeia portuária de Taleigão (mais tarde Pangim, ou Nova Goa), nos primeiros tempos da colonização da então Índia Portuguesa. Ao tornar-se paróquia em 1600, a pequena capela capela foi substituída, em 1609, pela imponente igreja consagrada a Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
No século XVIII foi acrescentada a enorme escadaria, em ziguezague simétrico, que apresenta elementos semelhantes à dos santuários de Nossa Senhora da Peneda e do Bom Jesus de Braga em Portugal. Em 1871 foi instalada a torre sineira que alberga o segundo maior sino do território goês.
A igreja situa-se sobre uma pequena colina sobranceira ao porto e apresenta uma fachada rica em elementos arquitectónicos, típicos do barroco português, pintada de branco para representar simbolicamente a virgem imaculada. A igreja apresenta uma forma cruciforme com nave e transepto. No interior da igreja destaca-se o altar-mor, que apresenta uma elegante decoração e é dedicado à Virgem Maria. De um e de outro lado do altar-mor existem dois outros altares em talha de madeira dourada. O da esquerda representa Cristo crucificado, enquanto que o da direita é dedicado a Nossa Senhora do Rosário. Estes dois altares são ladeados por estátuas em mármore representando S. Pedro e S. Paulo.
Ler mais:
https://hpip.org/pt/heritage/details/563
http://www.revista.brasil-europa.eu/131/Goa-Catedral_de_Pangim.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Our_Lady_of_the_Immaculate_Conception_Church,_Goa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila