sábado, 10 de outubro de 2020

Igreja da Misericórdia de Vila Nova da Baronia

 

Construída no séc. XVI, a igreja possui frontaria triangular encimada do sinal do Redentor em pedra. na frontaria rasga-se uma luneta de moldura reticulada.
A principal manifestação artística a salientar na Igreja da Misericórdia é a pintura fresquista datada do período Filipino. Esta, uma iconografia composta por doze medalhões representando personagens santificadas, cobre grande parte do teto da nave e da capela-mor. Na abóbada da nave, os medalhões centrais apresentam os quatro evangelistas com os respetivos símbolos. No teto da capela-mor esta composição tem o seu seguimento com alegorias à paixão de cristo. O conjunto de maior interesse surge-nos nos alçados da nave, apresentando as "Obras da Misericórdia" espirituais e temporais.
Nos altares laterais, destinados a recolher a imagem do Senhor dos Passos e do crucifixo, podemos observar uma pintura a óleo e têmpora, representando uma paisagem de Jerusalém. Podemos, ainda, destacar o retábulo do altar-mor, o qual possui o Escudo Real no frontão, decorado de palmetas e vieiras, o sacrário em talha dourada esculpido com emblema solar e as chagas de Cristo, suportado por dois anjos dourados.
Contígua ao templo, situa-se a Casa do Despacho, onde se destaca o balcão de sacada de grade férrea com motivos geometrizantes.

Fonte:
https://www.freguesias.pt/portal/patrimonios.php?cod=020302

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila