domingo, 4 de outubro de 2020

Pelourinho de São Vicente da Beira

 

São Vicente da Beira teve foral em 1195, dado pelo rei D. Sancho I, e tornando-se a partir de então um dos mais importantes concelhos de Portugal medieval. D. João II confirmou a carta de foral em 1469. No reinado de D. Manuel, com a reforma dos forais em 1512, teve nova carta de foral; nesta época terá sido edificado o pelourinho da vila.
O pelourinho de São Vicente da Beira assenta num conjunto de três degraus circulares. O fuste, de secção octogonal e despojado de decoração, está colocado sobre uma base circular e é encimado por um capitel quadrangular. O remate do conjunto apresenta uma forma de pirâmide, ornamentado com a cruz de Avis, o escudo nacional, um pelicano e uma nau com dois corvos, símbolo do padroeiro da vila, São Vicente. Na parte superior do remate foram dispostos quatro motivos boleados. O conjunto é rematado por uma grimpa de ferro com catavento encimado por uma cruz.
Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.
Fonte: Catarina Oliveira, DGPC
Ler mais:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73969
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=839

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila