O Teatro Faialense, na Horta, consagrou uma tradição que vem pelo menos de meados do século XIX, com a edificação, em 1856, de um entretanto desaparecido Teatro da União Faialense. Este seria demolido nos anos 10 do século passado, para edificação, no mesmo local, do Teatro Faialense, o qual foi inaugurado em 1916.
Trata-se de um belo exemplar de arquitetura de teatro, sobretudo na estrutura, que se mantém, com camarotes que marcam efetivamente um estilo.
O edifício foi durante muitos anos gerido pela família Vasconcelos Corrêa e Ávila, que era também proprietária do imóvel, onde se realizavam espetáculos musicais, se apresentavam peças de teatro ou se exibiam filmes. durante décadas, deu corpo ao crescente movimento cultural da ilha do Faial, considerado um dos mais dinâmicos e mais interventivos do arquipélago. A progressiva degradação do edifício do Teatro Faialense, aliada a um declínio da atividade cultural na ilha, na década de 1980, levou ao encerramento do edifício, inviabilizando, por exemplo, a exibição de filmes no Faial durante vários anos.
Procurando reativar os espetáculos culturais e o cinema na ilha, o município adquiriu o imóvel em 1995, iniciando posteriormente um processo de restauro e ampliação que terminou em 2003 e mereceu um prémio arquitetónico.
Atualmente, o Teatro Faialense é gerido pela empresa municipal UrbHorta que tem conseguido dinamizar o espaço, promovendo paralelamente espetáculos diversos, além de palestras, seminários e congressos.
Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1989.Ler mais:
https://www.e-cultura.pt/patrimonio_item/14002
http://mi.visitazores.com/pt-pt/venues/teatro-faialense
https://www.acorianooriental.pt/noticia/comemoracoes-dos-100-anos-do-teatro-faialense-arrancam-esta-semana-na-horta
https://www.allaboutportugal.pt/pt/horta/cultura/teatro-faialense
http://geocrusoe.blogspot.com/2008/01/estruturas-e-instituies-culturais-no.html
Sem comentários:
Enviar um comentário