segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Trilho do Senhor da Boa Morte

Esta pequena rota “Trilho do Senhor da Boa Morte”, de cariz paisagístico, tem o seu início e fim no painel informativo perto da junta de freguesia da União das Freguesias de Castanheiro do Norte e Ribalonga, no concelho de Carrazeda de Ansiães. O trajeto aqui apresentado inclui as derivações.
O trilho atravessa a aldeia de Castanheiro do Norte e dirige-se para o miradouro Olhos do Tua onde se tem uma vista privilegiada sobre o vale e o rio Tua. Deste local, o trilho desce em direção ao rio Tua, entrando na Microrreserva Castanheiro - Ribalonga, observando-se bosques de castanheiros bravos. Na subida para a aldeia de Tralhariz, podem já observar-se bosques de sobreiro (Quercus suber) e azinheira (Quercus rotundifolia), com zimbro (Juniperus oxycedrus) e um antigo forno usado para secar figos e assim os preservar para alturas de menos alimento. Fique atento(a) às aves que por aqui habitam e que dispersam as sementes do zimbro e as bolotas dos sobreiros e azinheiras.

De Tralhariz, o trilho segue em direção à Ermida do Souto, onde pode conhecer a igreja matriz dedicada a São Brás, a capela e o miradouro do Senhor da Boa Morte que dá nome ao percurso. Na descida para o ponto inicial é possível observar duas fontes, conhecidas localmente como a fonte d'Aqui e a fonte d'Além.
O percurso é circular e tem uma extensão de 9,6km, sendo considerado "algo difícil".

Fontes:
https://natural.pt/protected-areas/parque-natural-regional-vale-tua/pathways/pr2-crz-trilho-senhor-boa-morte?locale=pt
https://www.cm-carrazedadeansiaes.pt/pages/446
https://parque.valetua.pt/wp-content/uploads/2017/12/PR2CRZ_PainelCastanheiroNorte.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila