Portas do Vale Mourão |
O Caminho do Xisto da Foz do Cobrão é um percurso circular com uma distância de 11.300 km podendo ser percorrido em ambos os sentidos.
O percurso tem o seu início junto à Igreja da Foz do Cobrão, local onde os pedestrianistas poderão estacionar viaturas, ter acesso a sanitários e ao restaurante na aldeia, junto a um miradouro sobre o rio Ocreza.
A primeira parte do percurso segue junto ás margens do Rio Ocreza num caminho de pé posto junto a grandes penhascos quartzíticos onde, com sorte, se pode observar o voo dos grifos ou as lontras a nadar nas águas do rio.
Praia fluvial de Foz do Cobrão |
Mais à frente encontra-se as Portas do Vale Mourão, geossítio classificado no Geoparque Naturtejo e local de uma rara beleza.
É com os olhos nesta paisagem deslumbrante que se passa junto da povoação de Chão das Cervas e se sobe até ao ponto mais alto do percurso onde se avista a povoação de Vale do Cobrão.
Aldeia de Foz do Cobrão |
O percurso segue então junto à Ribeira do Cobrão conduzindo novamente ao Rio Ocreza, passando por grandes penhascos quartzíticos e pela pequena piscina fluvial da Ribeira do Cobrão.
Caminhando por entre oliveiras e terrenos de cultivo chega-se novamente à Foz do Cobrão onde se encontram os moinhos que outrora serviam os habitantes das margens do rio. Daqui até ao final do percurso segue-se novamente junto às margens do Ocreza passando na Praia Fluvial da Foz do Cobrão.
Ler mais:
http://www.cm-vvrodao.pt/turismo/rede-de-percursos-de-rodao/percursos-pedestres/pr3-caminho-do-xisto-da-foz-do-cobrao.aspx
Sem comentários:
Enviar um comentário