A Capela da Boa Nova, também conhecida por Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova, situa-se nas imediações da vila de Terena, no concelho de Alandroal.
Trata-se de um santuário mariano de grande antiguidade que, segundo alguns autores, terá resultado da cristianização de remotos cultos pagãos.
As referências históricas a este santuário remontam ao século XIII, uma vez que nas Cantigas de Santa Maria, do Rei Afonso X de Castela, existem algumas composições dedicadas a Santa Maria de Terena.
Erigido no século XIV, este santuário persiste como uma jóia da arquitectura religiosa portuguesa, chegando praticamente intacto aos nossos dias: um templo-fortaleza de planta cruciforme, rara em Portugal, construído em forte cantaria granítica, coroada de ameias muçulmanas. Nas fachadas norte, sul e poente, abrem-se pórticos de arcos ogivais góticos e estreitas frestas medievais, encimados por balcões defensivos com matacães (por onde se jorravam líquidos a ferver, em caso de ataque), decorados com pedras de armas reais portuguesas.
Ler mais:
http://fotoarchaeology.blogspot.pt/2013/01/santuario-de-nossa-senhora-da-boa-nova_9.html
Sem comentários:
Enviar um comentário