domingo, 4 de março de 2018

Basílica do Bom Jesus em Goa

A Basílica do Bom Jesus de Goa é um dos testemunhos do legado de Portugal na Índia. Este santuário jesuíta foi construído em tempo recorde para a época: o final do século XVI. Em apenas 9 anos os portugueses ergueram a Basílica que ainda hoje acolhe o túmulo de São Francisco Xavier e que é uma das maravilhas portuguesas espalhadas pelo mundo.

Os trabalhos de construção iniciaram-se em 1594, por ordem do capitão de Cochim e Ormuz, Dom Jerónimo de Mascarenhas, sendo a Igreja consagrada em 15 de maio de 1605, pelo Arcebispo de Goa Dom Frei Aleixo de Meneses. Em 2 de dezembro de 1637, o corpo de São Francisco Xavier foi transferido para a Basílica, onde está até hoje.
A estrutura do edifício segue um estilo maneirista derivado da escola de Sebastiano Serlio, com rica ornamentação projetada por Júlio Simão (atribuição) e realizada sob a inspiração do Maneirismo nórdico, "à moda flamenga".
O Mausoléu onde actualmente descansa o corpo de São Francisco Xavier é de 1696, oferta de Cosme III, Grão-duque da Toscana, membro da Família Médici, num projecto do escultor Giovanni Battista Foggini. A tumba é feita em prata adornada.


Ler mais:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_do_Bom_Jesus
http://www.viajecomigo.com/2018/03/01/basilica-do-bom-jesus-goa-india/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila