sexta-feira, 30 de março de 2018

Catedral de Idanha-a-Velha


Idanha-a-Velha, é uma pequena vila que parece adormecida entre os olivais, mas cujo passado histórico teve uma importância testemunhada pela catedral e pelas inúmeras ruínas, transformando-a num museu ao vivo.
Elevada a cidade episcopal em 534, diz-se que foi aí que nasceu um rei visigodo, e a velha catedral, restaurada no início do século XVI, ainda conserva pedras esculpidas e inscritas do tempo dos romanos.

Em meados do século VI, terá sido construído um novo edifício de culto cristão nas proximidades daquele. A nova construção é, presumivelmente, contemporânea da elevação da cidade à dignidade episcopal, em data incerta, durante o domínio suevo. Durante o domínio muçulmano, foi construída a igreja que é a matriz arquitectónica do edifício que chegou até nós. 
O templo terá sido erguido pela comunidade moçárabe nos finais do século IX, altura em que a diocese foi momentaneamente restaurada. A configuração actual da igreja deve-se aos trabalhos de restauro promovidos pelo Prof. Dr. Fernando de Almeida, que recupera a igreja dos finais do século XVI.

Este elemento do Conjunto Monumental de Idanha-a-Velha e toda a sua envolvente foram intervencionados no âmbito do projecto das Aldeias Históricas.

Ler mais:
http://www.aldeiashistoricasdeportugal.com/o-que-ver/igreja-de-santa-maria-se-catedral
http://arqueologia.patrimoniocultural.pt/index.php?sid=sitios.resultados&subsid=48079
http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=5882

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila