A cidade-fortaleza de Mazagão, foi oficialmente fundada como vila a 1 de Agosto de 1541, apesar da existência de uma pequena fortaleza construída pelo arquitecto Diogo de Arruda, em 1514. Mais tarde, em 1541, João de Castilho adaptaria para uma cisterna e celeiros. Foi desenhada pelo engenheiro italiano Benedetto da Ravenna, em conjunto com Miguel de Arruda e Diogo de Torralva.
A famosa cisterna da antiga Mazagão é uma das atracções turísticas de Marrocos. Foi construída sob a direcção de João de Castilho em estilo renascentista sobre o pátio de armas do antigo Castelo de origem manuelina.
A cisterna constitui-se numa vasta sala subterrânea e abobadada integrante da fortificação erguida em 1514. Serviu possivelmente como salão de armas, antes de ser requalificada como reservatório de água. Apresenta planta quadrada com de 34 metros de lado, constituindo seis naves cujas abóbadas de nervuras repousam sobre 25 colunas e pilares. O tramo central é rasgado por um amplo óculo por onde penetra a luz do dia, o que produz, por reflexão sobre o espelho d'água da cisterna, um efeito magnífico.
A majestosa cisterna cativou Orson Welles, que no seu interior filmou algumas sequências do seu filme Othello (1952).
ler mais:
https://oliraf.wordpress.com/2017/11/03/%F0%9F%93%8Ca-descoberta-da-antiga-fortaleza-portuguesa-de-mazagao-1506-1769-um-olhar-fotografico/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mazag%C3%A3o_(Marrocos)
http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-mundial/origem-portuguesa/cidade-portuguesa-de-mazagao-el-jadida/
Sem comentários:
Enviar um comentário