sábado, 10 de março de 2018

Aldeia histórica de Linhares


Linhares é uma freguesia portuguesa do concelho de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, com cerca de 250 habitantes.
Não existem fundamentos sólidos para dizer quando e quem fundou a histórica vila. A história pouco regista sobre a vila até à sua conquista por D. Afonso Henriques. De que era vila de grande importância não há dúvidas. O primeiro rei deu-lhe foral em 1169, renovado por D. Manuel I em 1510. D. João III elevou-a a sede de concelho e cabeça de condado e chegou a comarca com jurisdição sobre seis concelhos. D. Dinis reconstruiu o castelo, cuja fortíssima torre de menagem, com balcões abertos no último piso, revela bem o estilo militar dionisiano. 
Linhares, independentemente da situação geográfica excepcional e do castelo, possui muitos outros motivos de beleza: as suas casas, que fazem de todo o burgo um invulgar monumento. As fachadas, de granito na sua maioria, exibem diversos motivos que podem ser uma escada exterior, a disposição dos vãos, um brasão, uma lápide ou uma pedra decorada no cunhal. Há também inúmeras janelas quinhentistas, muitas delas decoradas ao gosto manuelino.
Algumas casas da nobreza de Linhares integram-se perfeitamente neste todo, porque poucas se distinguem por dimensão ou mais elaborada arquitectura.; a Casa Corte Real e a Casa dos Pinas são exemplos raros.
Uma minúscula praça rodeada de motivos artísticos possui também uma jóia de singularidade histórica e arquitectural, a tribuna que servia para se reunirem os homens bons que tinham o encargo de resolver os problemas do concelho e os casos de justiça. Deste pequeno terraço granítico, assinalado pelo brasão da vila, proclamavam-se as resoluções e sentenças da assembleia.

Fonte:
Júlio Gil e Augusto Cabrita (1982) - As Mais Belas Vilas e Aldeias de Portugal, Selecções do Reader's Digest

Ler mais:
http://historiaeviagem.blogspot.pt/2014/02/linhares-da-beira-capital-do-parapente.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila