Linhares é uma freguesia portuguesa do concelho de Celorico da Beira, no distrito da Guarda, com cerca de 250 habitantes.
Não existem fundamentos sólidos para dizer quando e quem fundou a histórica vila. A história pouco regista sobre a vila até à sua conquista por D. Afonso Henriques. De que era vila de grande importância não há dúvidas. O primeiro rei deu-lhe foral em 1169, renovado por D. Manuel I em 1510. D. João III elevou-a a sede de concelho e cabeça de condado e chegou a comarca com jurisdição sobre seis concelhos. D. Dinis reconstruiu o castelo, cuja fortíssima torre de menagem, com balcões abertos no último piso, revela bem o estilo militar dionisiano.


Uma minúscula praça rodeada de motivos artísticos possui também uma jóia de singularidade histórica e arquitectural, a tribuna que servia para se reunirem os homens bons que tinham o encargo de resolver os problemas do concelho e os casos de justiça. Deste pequeno terraço granítico, assinalado pelo brasão da vila, proclamavam-se as resoluções e sentenças da assembleia.
Fonte:
Júlio Gil e Augusto Cabrita (1982) - As Mais Belas Vilas e Aldeias de Portugal, Selecções do Reader's Digest
Ler mais:
http://historiaeviagem.blogspot.pt/2014/02/linhares-da-beira-capital-do-parapente.html
Sem comentários:
Enviar um comentário