A Estação Ferroviária de Porto - São Bento, é gerida pela Infraestruturas de Portugal, SA, é uma interface de caminhos de ferro da Linha do Minho, que serve a cidade do Porto, em Portugal. Está situada na Praça de Almeida Garrett, tendo o edifício da Estação, de influência francesa, sido delineado pelo arquitecto portuense José Marques da Silva. Entrou ao serviço, de forma provisória, no dia 8 de Novembro de 1896, só tendo sido oficialmente inaugurada em 5 de Outubro de 1916. Situada no Centro Histórico do Porto, a estação afirmou-se como um dos principais monumentos na cidade, sendo especialmente célebre pelos seus painéis de azulejo.
A "Travel+Leisure", revista mundialmente famosa de turismo e lazer, considerou a Estação de São Bento como uma das estações de caminho de ferro mais belas do mundo. Na sua edição, a revista destaca os painéis de azulejos da entrada: "Se o exterior é certamente bonito e traz-nos à memória a arquitectura parisiense do século XIX, com o seu telhado de mansarda e a frontaria de pedra, é o átrio principal que o fará engolir em seco. As paredes estão cobertas por 20.000 esplêndidos azulejos, que levaram 11 anos para o artista Jorge Colaço completar."
Estes painéis de azulejos em azul e branco – tão característicos em Portugal – ilustram momentos da História de Portugal, como a entrada solene de D. João I no Porto, com sua noiva, D. Filipa de Lencastre, Egas Moniz perante o rei de Leão, a conquista de Ceuta, temas de etnografia do Minho e do Douro, figuras simbólicas e, no friso superior, destaca-se o retrato à evolução dos transportes.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estação_Ferroviária_de_Porto_%E2%80%94_São_Bento
https://www.douro.com.pt/blog/imprensa/estacao-de-sao-bento-travel-and-leisure
http://www.travelandleisure.com/slideshows/worlds-most-beautiful-train-stations#1
Sem comentários:
Enviar um comentário