terça-feira, 6 de março de 2018

Paço das Escolas da Universidade de Coimbra


A bula do Papa Nicolau IV, datada de 9 de agosto de 1290, reconheceu o Estudo Geral, com as faculdades de Artes, Direito Canónico, Direito Civile, Medicina, reservando-se a Teologia aos conventos Dominicanos e Franciscanos.
A universidade, inicialmente instalada na zona do actual Largo do Carmo, em Lisboa, foi transferida para Coimbra, para o Paço Real da Alcáçova, em 1308. Voltou em 1338 para Lisboa, onde permaneceu até 1354, ano em que regressou para Coimbra. Ficou nesta cidade até 1377 e voltou de novo para Lisboa neste ano.


Permaneceu em Lisboa até 1537, data em que foi transferida definitivamente para Coimbra, por ordem de D. João III. Sete anos mais tarde todas as suas Faculdades se instalam no histórico Paço Real da Alcáçova. Data de 1597 a aquisição (a D. Filipe I), pela Universidade de Coimbra, do Paço da Alcáçova, que a partir daí passou a designar-se Paço das Escolas (o centro histórico da Universidade).
O Paço das Escolas é o conjunto arquitectónico que alberga o núcleo histórico da Universidade de Coimbra. Situado na freguesia de Sé Nova, cidade e concelho de Coimbra (Distrito de Coimbra), foi edificado ao longo de várias centenas de anos, tendo sido Paço Real desde o reinado de D. Afonso Henriques até ao século XVI. Devido à sua excepcional importância cultural, foi classificado como Monumento Nacional em 1910[1]e encontra-se inscrito na listagem de Património Mundial da UNESCO desde junho de 2013.


Como principais pontos de interesse, destacam- se a Torre da Universidade, a Porta Férrea, a Via Latina, a Sala Grande dos Actos, a Capela de São Miguel e a Biblioteca Joanina.
Ler mais:
http://visit.uc.pt/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pa%C3%A7o_das_Escolas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila