A Estação Ferroviária de Viana do Castelo, é uma interface ferroviária da Linha do Minho, que serve a cidade de Viana do Castelo. Projectada pelo Eng.º Alfredo Soares, a sua construção começou em 1878 e concluiu-se 5 anos mais tarde, tendo sido aberta ao público em 1882 e inaugurada a 25 de março de 1887.
Na sua obra "As Farpas", Ramalho Ortigão descreveu assim a estação de Viana do Castelo, no ano de 1885:
“O viajante é agradavelmente surpreendido, logo ao chegar, pelo aspecto da gare, uma das maiores e a mais bela do País. Esta construção, dirigida por um jovem engenheiro do Porto, reúne a uma perfeita elegância de linhas gerais e a uma harmonia de proporções a mais esmerada mão-de-obra, o mais fino acabamento de todos os detalhes. O granito empregado é o mais belo que se pode ver, e o modo como ele se acha trabalhado desafia toda a comparação. Uma única impressão amarga paira sobre o espírito dos viajantes ao encontrarem-se dentro deste vasto edifício. Acomete-os naturalmente o desgosto de serem tão poucos para tanta casa.”
O edificado é construído com materiais do Convento de Frades Crúzios e do granito vindo das pedreiras de Afife. A fachada de linhas finas e oponentes é formada por dois pisos, sendo o térreo constituído por duas janela laterais de verga recta centradas por três portas, igualmente de verga recta. No superior apresentam-se cinco janelas, todas de arco de volta perfeita, sendo as três centrais maiores que as laterais. Na linha central do edifício termina com uma torre, possuindo para a cidade um relógio.
Ler mais:
https://www.visitarportugal.pt/distritos/d-viana-castelo/c-viana-castelo/viana-castelo/estacao-cp
https://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_Ferrovi%C3%A1ria_de_Viana_do_Castelo
Sem comentários:
Enviar um comentário