domingo, 4 de março de 2018

Forte da Ínsua


A Ínsua, indissociável da paisagem de Moledo do Minho, é uma pequena ilha rochosa situada a sudoeste da costa portuguesa, distanciada cerca de 200m, pertencente à freguesia de Cristelo. 

Tudo leva a crer que anteriormente à fundação do convento tenha aí existido um local de culto que os portugueses conheciam por Sta. Maria da Ínsua.

A actual estrutura remonta ao contexto Guerra da Restauração (1640-1668), sob o reinado de D. João IV. Foi executada entre 1649 e 1652, sob as ordens do então Governador de Armas do Minho, D. Diogo de Lima Nogueira.
Durante a Guerra Peninsular a ínsula foi ocupada por tropas espanholas e francesas. Mais tarde, com a extinção das ordens religiosas (1834) o forte foi abandonado pela comunidade religiosa, ficando guarnecido exclusivamente pelo Exército Português. O último governador da praça foi nomeado em 1909, o major Rodolfo José Gonçalves.
Encontra-se classificado como Monumento Nacional pelo Decreto de 16 de junho de 1910, publicado no DG n.º 136, de 23 de junho do mesmo ano.
Em 2016 o forte integrou o programa ‘Revive’, projecto do Estado português que prevê a abertura do património ao investimento privado para o desenvolvimento de projectos turísticos. A área a afectar a uso turístico é a totalidade do imóvel.

Ler mais:
http://moledo-minho.blogspot.pt/2008/03/histria-do-forte-da-nsua-nsua-history.html
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70476/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parque de Alta Vila